quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PROVIDÊNCIAS EM CASO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO
Em caso de acidente sinalizar a área do acidente, utilizando o triângulo, o pisca alerta e galhos de árvore e remover a vítima para um local seguro. Em um acidente com vítimas de ferimentos leves você pode limpar o ferimento com água corrente até chegar um médico ou serviço médico especializado.
FRATURA
É a ruptura de um osso ou de uma cartilagem. Caso seja necessário remover a vítima diante de um quadro de fratura evidente o socorrista deve imobilizar o local atingido nas condições em que se encontra com talas ou com apoio de papelão, bengala, galhos de árvore, revista dobrada, travesseiro, manta dobrada, etc. Existem dois tipos de fratura: Fratura aberta: É quando o osso se quebra e há o rompimento da pele, é o que chamamos de fratura exposta. Fratura fechada: É quando o osso se quebra e não há rompimento da pele, é o que chamamos de fratura fechada.
PARADA CARDIACA E RESPIRATÓRIA
Parada cardíaca e respiratória caracteriza-se pela ausência de movimentos respiratórios, de pulso e de batimento cardíacos. No caso de atendimento de uma pessoa com parada cardíaca o socorrista deve deitar a pessoa em uma superfície rígida e pressionar energicamente o tórax para que o coração seja comprimido Deve-se iniciar imediatamente o processo de reanimação e não ser interrompido mesmo durante o transporte da vítima e deve ser mantida até o reinicio da respiração, o retorno do batimento cardíaco, ou até que a vítima receba atendimento médico especializado. Se a vítima estiver com sinais claros que tem dificuldade de respirar deve-se deitar a vítima de costas e afrouxar suas roupas e retirar qualquer objeto da boca ou garganta para facilitar a entrada de ar. Se a vítima estiver sangrando pela boca ou vomitando, vire a cabeça para o lado.
HEMORRAGIA
Podemos afirmar que uma pessoa está com hemorragia quando acontece um rompimento de veia ou artéria.
HEMORRAGIA NASAL
Em caso de hemorragia nasal, aperte o nariz da vitima por 10 minutos. Se a hemorragia continuar, colocar um pano ou toalha com gelo sobre o nariz do socorrido, mantendo a vítima sentada. Caso a hemorragia continue procurar um médico ou chamar o serviço especializado.
HEMORRAGIA EXTERNA
Se não encontrar nada limpo que possa ser usado no ferimento, usar o próprio dedo, ou as mãos, apertando fortemente de encontro ao osso, usar compressa, um pano ou lençóis limpos. Para conter o sangramento, pressionar com firmeza e usar outro pano para amarrá-lo. Se houver alguma sujeira ou algum objeto, não retirar.
HEMORRAGIA DOS PULMÕES
Caracteriza-se por golfadas de sangue que saem pela boca, após um acesso de tosse. Deve-se colocar a cabeça da vítima de lado ou colocar a vítima de lado, evitando que ela aspire o sangue.
REMOÇÃO DE VÍTIMA
Quando da remoção da vítima, isto é, quando for indispensável o transporte de vítima devemos tomar certo cuidado, levando a vítima apoiada e com o pescoço imobilizado. Quando a vítima estiver presa ao cinto de segurança, devido ao cinto estar emperrado o socorrista deve cortar o cinto de segurança para socorré-la.
ATROPELAMENTO
Em caso de atropelamento sinalizar o local e chamar o serviço médico especializado.
CONVULSÃO
É quando a vítima apresenta contratura involuntária da musculação, provocando movimentos desordenados e perda da consciência. Ao observar uma pessoa tendo convulsões, o socorrista deve proteger a cabeça da pessoa contra traumas e virá-la de lado em caso de vômitos.
QUEIMADURA
As queimaduras podem ser de primeiro, segundo ou terceiro grau 1º grau: Lesão da camada superficial da pele, com dor suportável, inchaço e pele avermelhada. 2º grau: Lesão da camada mais profunda da pele, com aparecimento de bolhas, dor local e desprendimento de partes da pele. 3º grau: Tipo de queimadura, cujas lesões ocorrem em todas as camadas da pele, afetando muitas vezes tecidos mais profundos. São consideradas as áreas do corpo críticas em caso de queimaduras a face, genitais e vias aéreas. Nos casos de queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau é correto: - Havendo bolhas não deve perfurá-las e nem colocar os dedos ou as mãos sobre o local, - Não colocar sobre a queimadura iodo, mercúrio ou pomada, - Não retirar a roupa se estiver aderida à pele, - Utilizar água corrente ou compressas frias na área da queimadura.
IMOBILIZAÇÃO DE VÍTIMA
Antes de iniciar a manobra, informar ao acidentado, se estiver consciente, os procedimentos que serão realizados, sempre que possível, antes de removê-lo proteger os ferimentos. A melhor posição para imobilizar a coluna com suspeita de trauma é de decúbito dorsal. Se não estiver sozinho, posicionar a pessoa mais experiente na cabeça da vítima, pois ela que irá comandar as ações.
ESTADO DE CHOQUE
A causa mais comum do estado de choque é a perda de sangue, conhecida como estado de choque hipovolemico. A vítima em estado de choque apresenta alguns sintomas: - Pulsação apresenta-se rápida e fraca - A oxigenação do organismo está deficiente - A vítima demonstra sentir frio - A vítima apresenta suor em demasia (sudorese).
DESMAIO
Os principais sintomas do desmaio são: suores frios, palidez, pulso fraco, respiração lenta, vista embaralhada ou nublada e perda temporária de consciência. O procedimento correto nos casos de desmaio é deitar a vítima de costas com a cabeça baixa e levante suas pernas e afrouxe suas roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário